O cinema norte-americano, por sua vez, imortalizou esta data com uma sequência de filmes de terror protagonizada por Jason Voorhees, um serial killer que ataca sempre nessa mesma data.

Em Salvador, a má sorte não espera a reunião entre a sexta e o 13º dia do mês. Os números de assalto a ônibus, acidente de trânsito, violência contra a mulher e incêndio de coletivos também são assustadores, independente da data.

SITE listou a aterrorizante quantidade de notificações do ano passado em Salvador. E nem todas foram numa sexta-feira 13.

Confira:

Assaltos

download

Pouco mais de 2.000 assaltos a coletivos foram registrados em Salvador em 2016. Os dados informados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) registrou uma média de seis assaltos por dia.

O bairro que lidera o ranking de assaltos é o Rio Vermelho, com 189 roubos a coletivos. Em 2015 foram 104 casos registrados.

A forma de ação dos bandidos também mudou. Ainda de acordo com o órgão, os pontos de ônibus passaram a receber um significativo aumento de notificações, alguns chegaram a ficar famosos pela insegurança. Os principais motivos apontados pela polícia são falta de iluminação e pontos muito isolados.

Acidente de trânsito

Auto accident involving two cars

Em 2016, Salvador registrou mais de 1.300 casos de acidente de trânsito. Desse número, 601 são de acidentes com coletivos na capital. Porém, de acordo com a Transalvador, a queda foi de 234, comparado ao mesmo período de 2015.

O órgão de trânsito registrou 293 vítimas de acidentes com coletivos – 26 a mais do que em 2015. A frota de ônibus na capital baiana é composta por 2.600 veículos, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

Violência contra a mulher

Violência-contra-a-mulher

Para uma “sexta 13”, nada mais assustador que os quase 10 mil casos de violência contra a mulher registrados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), em 2016. Foram 210 estupros ocorridos em Salvador. A violência contra a mulher também é demonstrada nos 3.349 casos registrados de lesões corporais dolosas, aquela em que o agressor tem a intenção de ferir.

Queima de coletivos

ÔNIBUS INCENDIADO/RUA MANOEL MARTINS/RIO PEQUENO/PROTESTO

Segundo dados da Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), em 2016, mais de 30 ônibus foram queimados em Salvador. Alguns tiveram perda total e outros foram apenas danificados, somando prejuízo de milhões e reais, de acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps).