Festas de pré-Carnaval ocorrem no próximo fim de semana entre Ondina e Barra

Na Bahia, tudo que passa de três anos já é considerado tradição. Um bom exemplo disso são o Fuzuê e o Furdunço, festas que ocorrem no próximo final de semana antecipando o Carnaval, literalmente.
E a programação oficial dos dois eventos, que vão reunir 72 atrações dispostas a animar a multidão que tomará conta do circuito Orlando Tapajós, na orla da Ondina e Barra, foi divulgada nesta terça-feira (30).

A brincadeira começa às 16h de sábado (3), com o Fuzuê e suas 31 atrações. Elas prometem transportar os foliões aos Carnavais antigos, com fantasias, marchinhas, bandas de sopro, percussão e batucada. A programação mais leve deve reunir principalmente famílias, com desfile começando no antigo Clube Espanhol, em Ondina, e terminando no Farol da Barra, fazendo o caminho contrário do Carnaval no circuito Dodô.
A Banda da Guarda Municipal, o animador Tio Paulinho e a Oficina de Frevos e Dobrados dão início ao Carnaval de 2018, no sábado. De acordo com a Empresa Salvador Turismo (Saltur), o intervalo entre as atrações será de 10 minutos.

Grupos folclóricos e bandas de fanfarra invadem a Barra na tarde de sábado, no Fuzuê (Foto: Arisson Marinho/Arquivo CORREIO)

Já o Furdunço invade a avenida Oceânica no domingo (4), também a partir das 16h, sendo que tem repeteco da festa na quinta-feira de Carnaval, dia 8.
No primeiro dia de Furdunço, a festa também terá o circuito reverso na Barra: começando em Ondina e indo em direção ao Farol. Já na outra quinta, a folia se dará em todo o Circuito Dodô, partindo da Barra para a Ondina. Estão previstas as apresentações de Jau, Armandinho, Dodô & Osmar, Alavontê, Duas Medidas e BaianaSystem – esta fechando o domingo, como principal atração.

BaianaSystem será principal atração do Furdunço, na Barra, no próximo domingo(Foto: Mário Zaniboni/Ag. Haack/Divulgação)

“As festas Furdunço e Fuzuê permitem adiar a saída dos soteropolitanos da cidade para fugir do Carnaval e antecipa a chegada de turistas. As festas têm estimulado a participação das pessoas que gostam de uma folia com temperatura mais morna, possibilitando a participação de famílias e com uma pegada mais cultural”, explica o presidente da Saltur, Isaac Edington.
O presidente da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Claudio Tinoco, espera superar as expectativas em 2017 e afirma que a administração municipal está preparada para oferecer as atrações e melhorar a infraestrutura e serviços para os foliões. “No último final de semana, vimos uma amostra da animação que as pessoas levarão para as ruas no pré-Carnaval, com os Palhaços do Rio Vermelho e a festa na Barra. Isso é consequência do bom ano que tivermos em 2017 e das boas expectativas para 2018”, afirma.
Vistoria
Os trios que cortarão o pré-Carnaval e os circuitos Dodô e Osmar já começaram a ser vistoriados pelo Departamento Estadual de Transito da Bahia (Detran-BA); Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agrimensura (Crea); Departamento de Polícia Técnica e Corpo de Bombeiros Militar. Foram 30 trios inspecionados por técnicos nesta segunda (29).
A vistoria inclui inspeção nos pneus e protetores de roda, na parte elétrica do veículo, nas dimensões (altura, largura, comprimento), equipamentos de prevenção e combate a incêndios, sistemas de freio, documentação do veículo e do condutor, estrutura do posto médico, além da mecânica do caminha

(Foto: Evandro Veiga/CORREIO)

A fiscalização está sendo realizada na orla da Boca do Rio, onde aconteceu o Festival Virada Salvador, e irá até o dia 9 de fevereiro. De acordo com a assessoria do Detran, são mais de 250 trios que participarão do Carnaval neste ano. Todos eles devem passar pelo procedimento antes de irem às avenidas.
Rei Momo
O Carnaval iniciará oficialmente com a entrega da chave para o Rei Momo, na quarta-feira (7). Já a escolha do tradicional personagem do Carnaval ocorre nesta quarta (31). A eleição ocorrerá a partir das 18h, no Clube Fantoches da Euterpe, no Dois de Julho. Ao todo, 23 pessoas se inscreveram para o concurso entre os dias 27 e 29 de janeiro. O vencedor receberá um prêmio de R$ 10 mil.
O concurso é promovido pela Federação Baiana das Entidades Carnavalescas, com apoio do Conselho Municipal do Carnaval (Comcar), da Associação Baiana de Trios Independentes (ABTI) e da Prefeitura de Salvador, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur).
Confira programação completa em ordem de saída do Fuzuê e dos dois dias de Furdunço:

FUZUÊ  03/02/2018 – A PARTIR DAS 16H
Atração
1 Banda da Guarda Municipal
2 Tio Paulinho
3 Oficina de Frevos e Dobrados
4 Bloco do Aleitamento Materno
5 Grupo Cultural Mandu
6 Grupo Folclórico Zambiapunga
7 Burrinhas de Taperoá
8 Careta Tradicional de Acupe
9 Caretas de Cairú
10 Grupo Folclórico Gongos Congos de Cairú
11 Ed Bala & Fanfarra Mágica
12 Commanches do Pelô
13 Pierrot Tradição de Plataforma
14 Mascarados de Maragojipe
15 Malê Debalê
16 Terno Rosa Menina
17 Samba de Nicinha Raízes de Santo Amaro
18 Maracatu Santo Antônio
19 Afoxé Korin Nagô
20 Aldeia Coletivo Cênico “Gudiar”
21 Arraiá das Marias
22 Escola de Samba Unidos de Itapuã
23 Chegança dos Marujos Fragata Brasileira
24 Barquinha de Bom Jesus dos Pobres
25 Amigos de Babá
26 Ókánbi
27 Lidroamor Axé
28 Mundo Negro
29 Coral Cant@art Performático e Percussivo BBG
30 Vamos Nessa
31 As Kuviteiras

FURDUNÇO 04/02/2018 A PARTIR DAS 16H
Atração
1 Canela Fina
2 US π
3 Rixô Elétrico
4 Peu Meurray
5 Santo7
6 Garampiola
7 Marana
8 Maira Lins
9 Mamah Soares e Coletivo di Tambor
10 Flor Serena – Rural Elétrica
11 Micro Trio Ivan Huol
12 Faustão e Os Mongas
13
Wilson Café
14 Alex da Costa e Coreto Elétrico
15 Jonathan Raphael
16 Grupo Confusão
17 Orquestra de Pandeiros de Lauro de Freitas
18 Jau
19 Banda de Outros Carnavais – CAIXA
20 Júnior Figueredo
21 Luciano Calazans
22 Armandinho, Dodô & Osmar
23 Bailinho de Quinta
24 Os Informais
25 Viola de Doze
26 Alavontê
27 Quabales
28 Paulo Raio
29 Os My Friends
30 Samba de Farofa
31 Banda Tallowah
32 Vitrola Baiana
33 CDR Style
34 Duas Medidas
35 Márcia Castro
36 Furdence Coletivo DJs da Bahia
37 Batifun
38 Lucas Di Fiori
39 Dan Hius
40 Banda Release
41 Baianasystem

FURDUNÇO 08/02/2018 A PARTIR DAS 18H
Atração
1 Baianafolia
2 Afoxé Kambalagwanze
3 Juan e Ravena
4 Banda Milsinho Veloso
5 Banda Cativeiro
6 Armandinho, Dodô & Osmar
Os Marchistas
8 Pimenta Elétrica
9 Marquinhos Café
10 Peu Baiano e Banda
11 Thomé Viana & Banda Ragga
12 Jau
13 Virgílio
14 Banda Nave Louca
15 AlavontÊ
16 Banda Aiyé Baiyé
17 Welington Pacheco
18 Duas Medidas
19 Maglore
20 Bonneco
21 Banda Outros Baianos
22 Attooxxa
23 Kuque Malino
24 Julio Caldas