Cidade recebe ônibus com menor índice de emissão de poluentes do mundo, que operará em fase experimental por 40 dias a partir desta segunda-feira (17).

Nesta sexta-feira (14), o prefeito Colbert Martins Filho recebeu simbolicamente o ônibus Volvo B270F Carroceria Mascarello Motor Euro5, que vai operar em fase experimental na cidade por 40 dias, a partir desta segunda (17) e é resultado de uma parceria entre a empresa sueca (Grupo Gotemburgo) e a Rosa Turismo.

O veículo cedido pela Volvo tem modelo trucado, que é mais estável, seguro, e suporta mais carga – tem capacidade para 100 passageiros, 30% a mais que os ônibus convencionais – além de atender aos objetivos da agenda 2030 da ONU. Agenda esta em que o município se inseriu no início de 2017, desde a realização do I Fórum de Desenvolvimento Sustentável de Feira de Santana, e que possui 17 macrometas, tendo o combate à poluição e o desenvolvimento de sistemas de transporte sustentáveis entre os seus objetivos.

Foto: Divulgação

Embora a empresa Rosa atue em  mais três estados (Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro), Feira de Santana é a única cidade do país a receber este ônibus, que foi escolhido para fase de testes e implementação do novo equipamento para o transporte coletivo. O veículo também está equipado por câmeras, GPS e sinal de internet e o prefeito não descarta a possibilidade de adaptá-lo para o BRT.

O coletivo começa a operar experimentalmente nesta segunda, através da Linha 108 – Conder (Ayrton Senna)/Terminal Central via Shopping Boulevard e seu itinerário passa por importantes avenidas como a Getúlio Vargas e fará parte do Sistema Integrado de Transporte (SIT) local.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui