No dia 25 de janeiro, foi publicado no Diário Oficial do Município de Amélia Rodrigues um Decreto que proíbe a realização de festas populares em locais públicos e/ou privados na cidade até o fim deste ano. Não foi determinado se poderá haver uma quantidade mínima de pessoas presentes nesses eventos, ou seja, estão todos proibidos. Essa é mais uma medida da prefeitura contra a propagação da pandemia do coronavírus.
O número de mortes por covid-19 voltou a crescer no Brasil no final de 2020. Desde novembro observa-se um aumento gradual no número de casos diários, internações e óbitos. As aglomerações geradas nas festas de fim de ano foram um dos principais motivos para que os números voltassem a crescer.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que os países redobrassem o comprometimento contra a pandemia, a fim de evitar a disseminação da doença, especialmente o agravo da chamada “segunda onda”.
A perspectiva é de que, com a vacinação dos grupos prioritários, ocorra uma redução processual no número de casos nas capitais e cidades brasileiras, mas isso só acontecerá daqui a alguns meses. Por isso, neste momento, é importante que o isolamento social e as medidas de segurança sanitária continuem, a fim de tornar possível a redução da transmissão do vírus.