Com contas aprovadas pelo TCM, prefeito comemora pagamento das despesas do município.

 

Nesta quinta-feira (20), a Prefeitura Municipal de Teodoro Sampaio realizou uma festa entre seus funcionários, com direito a amigo-secreto para confraternizar. E motivos para celebrar, segundo o prefeito José Alves da Cruz, o Bitinho (PR), não faltam: sua prestação foi aprovada pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e todas as despesas, como as relativas a salários, 13º e férias, foram pagas. Sobre o resultado, afirma que “direito tem quem direito anda”.

Foto: Divulgação

Os servidores do município de Teodoro Sampaio, tanto efetivos quanto contratados, tiveram seus salários antecipados bem como a segunda parcela do 13º salário. Segundo a Secretária de Administração e Finanças do Município, Luana Carvalho, embora geralmente os vencimentos sejam pagos entre os dias 27 e 30 de cada mês durante o ano, no mês de dezembro, normalmente, estes valores são antecipados, para permitir que os funcionários possam fazer suas compras, preparar sua ceia natalina.

A secretária afirma que, até o dia 28 deste mês, o Município estará com todas as contas pagas, que já quitou a maior parte dos fornecedores, impostos e contas da Embasa, e só não pagou a conta da Coelba porque ainda não venceu. Mas garante que não ficará qualquer pendência para o próximo exercício financeiro.

Para ela, 2017 foi um ano de arrumação da casa, porque nunca havia trabalhado em uma Prefeitura. Ela, que é presidente do PR e foi eleita vereadora em 2016, mas pediu licença, em razão do convite de Bitinho para assumir a Secretaria, assumiu o desafio, mesmo sem saber, na prática, sobre administração e finanças. Define o ano passado como um período de aprendizado, pois detectou que havia pendências, dívidas e pagando o que tinha de aberto da gestão anterior, até que conseguiu finalizar o exercício com todas as contas também pagas.

Luana destaca que, mesmo estando, atualmente, no cargo de Secretária, nunca deixou de exercer a função de vereadora, buscando trabalhar para os eleitores e fiscalizar a prestação de serviços essenciais. Afirma que lutou, por exemplo, para levar o SAC móvel, no mÊs de abril a Teodoro Sampaio. O serviço itinerário já tinha seis anos sem passar pela cidade, estava desde 2012 sem atender à população. Neste ano, com um ofício encaminhado por ela à Secretaria de Administração do Estado da Bahia, houve uma resposta positiva e cerca de 300 pessoas puderam ser atendidas em dois dias.

Segundo a secretária, a reforma do Centro de Abastecimento Everaldo Souza de Mota também ocorreu em razão de um pedido seu ao prefeito. Ela afirma que continuará buscando recursos para ajudar o município em Brasília junto aos deputados, principalmente àqueles apoiados por ela e pelo prefeito desde 2017, para que Teodoro Sampaio não seja esquecida. Acrescenta que esteve durante a terça e quarta-feira desta semana na Confederação Nacional de Municípios (CNM), que tem o objetivo de fortalecer a autonomia dos Municípios e melhorar a qualidade de vida da população.

Foto: Divulgação

Durante a viagem, Luana ta,bém se reuniu com o deputado José Rocha em busca de mais recursos para sua cidade, reafirmando o compromisso dele para 2019 com a gestão, a fim de que as obras continuem sendo realizadas e a cidade possa conseguir veículos para a saúde, educação e benefícios para a população de Teodoro Sampaio. Menciona, ainda, o deputado Jurandir Oliveira como um aliado nessas realizações. Conclui dizendo que tudo isso é papel de vereador, então, embora seja secretária, não deixa, de maneira alguma, de exercer sua função de parlamentar.

Em entrevista ao Panorama Geral 1, Bitinho garante que continuará fazendo obras em Teodoro Sampaio e, por isso, a tendência é a redução do número de festas. Quanto às novidades, já prevê conseguir, junto ao deputado federal José Rocha (PR), 13 km de asfalto em 2019 para as localidades do Jacu a Buracica.

O prefeito conta, ainda, que se reunirá, na primeira semana de janeiro, para conversas com empresários de Lauro de Freitas – cidade em que já foi vereador por dois mandatos (junto a sua esposa, que faleceu durante o mandato de vereadora) – para discutir seu destino político em 2020. O gestor, que se mostra orgulhoso de ser o vereador mais votado da história de Lauro de Freitas até hoje, não descarta a possibilidade de concorrer às suas eleições municipais. Quanto à pré-candidatura de sua filha, Josy Pinto da Cruz, à prefeitura de Teodoro Sampaio, Bitinho não diz não cogitar a hipótese.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui