A Residência de Cirurgia Geral do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em parceria com o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Anatomia (NEPA) da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, promoveu nos dias 15 e 16 de dezembro, no auditório do HGCA, o I Curso de Dor Abdominal Não Traumática na Emergência (DANTE). O curso foi coordenado pelo Dr. Rinaldo Antunes Barros, preceptor da Residência Médica de Cirurgia Geral do HGCA, com foco na Radiologia para indicação de exames e reconhecimentos das principais alterações dos exames de imagem no Abdome Agudo Não Traumático.

 

O objetivo, segundo os organizadores, foi capacitar à formação médica mais adequada para procedimentos da emergência, permitindo uma melhor assistência à comunidade.  “Para nós, residentes de Cirurgia, o evento foi de extrema importância, pois nos trouxe informações valiosas de como identificar e reconhecer o Abdome Agudo Não Traumático, além de nortear nossa conduta frente a esse quadro, possibilitando um raciocínio consciente sobre quais exames serem solicitados para cada tipo de caso, evitando assim a solicitação desnecessária de exames que não vão auxiliar no diagnóstico e nem na conduta desses pacientes”, pontuou Dilene de Oliveira Santos, médica residente do HGCA em cirurgia geral.

Participaram do curso, médicos residentes de Cirurgia Geral e Internos do curso de Medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Fonte: ASCOM/HGCA