Segundo o superintendente Maurício Carvalho, uma das alterações foi no trânsito da Rua Boticário Moncorvo, no trecho entre as Ruas Visconde do Rio Branco e a Barão de Cotegipe.

 

A Superintendência Municipal de Trânsito de Feira de Santana (SMT) anunciou na manhã desta terça-feira (31) mudanças no tráfego de importantes vias públicas do centro da cidade e lançou o projeto Via Livre Educação para Seguir em parceria com uma escola situada na Rua Comandante Almiro.

Segundo o superintendente Maurício Carvalho, uma das alterações foi no trânsito da Rua Boticário Moncorvo, no trecho entre as Ruas Visconde do Rio Branco e a Barão de Cotegipe. No local havia apenas duas vagas de carga e descarga e agora vai passar a ter quatro vagas para veículos abaixo de 6,50m.
Também foram criadas mais 14 vagas de estacionamento na via com o tempo de tolerância de 30 minutos ao longo do meio fio.

“Acredito, sinceramente, que com esse ordenamento, devidamente sinalizado e ajustes que foram feitos há cerca de 90 dias, com vários comerciantes, vai melhorar o tráfego naquela região, que apresenta muitas filas duplas, carros em cima de passeio e várias situações irregulares”, afirmou o superintendente.

Maurício Carvalho ressaltou que, inicialmente, haverá um período de ajuste, em que os prepostos da SMT estarão fazendo um trabalho educativo, que deve durar em torno de uma semana. “Depois, aí sim vamos aplicar a legislação, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro”.

Fechamento de retornos

Outra mudança ocorreu na Rua Comandante Almiro, no cruzamento com a Avenida Getúlio Vargas, onde foi aberto um canteiro central e será implantado um semáforo. Também na Getúlio, foram fechados dois retornos: um próximo ao Centro Médico HIEF e outro próximo à Loja Maçônica.

Segundo o superintendente Maurício Carvalho, a abertura do canteiro e o fechamento dos retornos criarão uma comunicação de um lado para outro desde a Comandante Almiro até a Presidente Dutra. E a Comandante Almiro passa a ser mão dupla em toda a sua extensão.

Já as sinaleiras nos cruzamentos da Rua Aristides Novis com a Avenida Getúlio Vargas e na Barão do Rio Branco, próximo ao antigo Espaço Marcus Moraes, serão sincronizadas e otimizadas, sendo de dois tempos.

“A Aristides Novis, que hoje sai da Kalilândia com sentido à Getúlio, o sentido vai ser invertido. Ela vai tirar o fluxo da Getúlio. O condutor deverá entrar, fazer a volta na quadra e ir para a Comandante Almiro. Da mesma forma, a Rua Estados Unidos, onde fica a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, deixará também de ter mão dupla e de um lado terá dez vagas para embarque e desembarque. Do outro lado não será permitido estacionamento, e o sentido será agora vindo da Comandante com direção à Aristides Novis”, explicou Maurício Carvalho.

Projeto Via Livre

O projeto Via Livre Educação para Seguir foi implantado na Rua Comandante Almiro em parceria com o colégio Acesso e o pré-vestibular Acesso. O objetivo é orientar o trânsito e evitar o travamento da via em horários de pico.

“Estamos dando o primeiro passo mostrando a sua importância e aqueles polos que geram impacto no trânsito têm que ter sua co-responsabilidade. Estamos nesse primeiro momento demonstrando a importância de cada um fazer a sua parte e, como a competência de desobstruir e melhorar o trânsito é da SMT, estamos tomando essa iniciativa”, salientou.