A diplomação da prefeita Tânia Yoshida e vice Yambó Yoshida, ambos do PSD, e vereadores eleitos de Conceição do Jacuípe, ocorreu na manhã dessa quarta-feira (16/12) na comarca do município.

Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta quem são, efetivamente, os eleitos e os suplentes, com a entrega do diploma devidamente assinado. Com a diplomação, os eleitos se habilitam a exercer o mandato que postularam, mesmo que haja recurso pendente de julgamento, pelo qual se impugna exatamente a diplomação.

O evento não foi aberto para o público devido a pandemia da Covid-19, e contou somente com os diplomados, os responsáveis por realizarem a cerimônia e equipes de imprensa. A cerimônia foi presidida pelo juiz eleitoral Abraão Cordeiro e pelo promotor Rudá Figueiredo. O tenente da Polícia Militar Isaac Santos também marcou presença.

Em uma rede social, a prefeita eleita declarou estar muito emocionada e feliz com a diplomação. “Hoje, com muita alegria e emoção, fomos diplomados. Estou muito orgulhosa por todo o processo democrático que vivenciamos, e que chegamos até aqui. Podem ter a certeza que eu e meu vice Yasomi Yoshida iremos honrar o nosso compromisso com o povo de Conceição do Jacuípe, trabalhando intensamente para cuidar e melhorar a qualidade de vida de cada cidadão. Obrigada a Deus em primeiro lugar e todos vocês que confiaram e seguiram firmes conosco! Agora, é trabalhar!”, declarou Tânia Yoshida.