Na manhã dessa quinta-feira (26) toda a equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Canabrava, os ACS e Secretaria Municipal de Saúde, realizou a 1ª Caminhada do Outubro Rosa. Foram realizadas atividades físicas, desenvolvida pela em parceria com NASF, palestra sobre câncer de mama e colo de útero, coleta de preventivo, dia de beleza, e para finalizar em prol da conscientização da saúde da mulher, foi realizado um delicioso café da manhã com sorteios de brindes!

O objetivo da mobilização da ESF CANABRAVA, teve como foco estimular as mulheres a prevenção contra as doenças, tendo como estratégia a identificação dos sintomas.
Os eixos da campanha são:
*Divulgar informações gerais sobre câncer de mama e de colo de útero.
*Promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas (Estratégia de Conscientização).
*Informar sobre as recomendações nacionais para o rastreamento e os benefícios e os riscos da mamografia de rotina, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame.
* Salientar a importância da coleta do exame citopatológico (preventivo), na detecção precoce para o câncer de colo de útero.

A palestra em conscientização ao câncer de mama e útero, foi aberta a todos os públicos, onde tem como objetivo primordial novos agentes multiplicadores de informações sobre as referidas doenças. Haja visto, que as ações continuam por meio da equipe, contudo, pede a colaboração da sociedade civil, entrando em contato com a unidade caso haja interesse em algum esclarecimento, bem como a realização de palestras ou um bate papo multidisciplinar acerca do tratamento dessas doenças. Ainda é perceptível que há resistência por conta das mulheres ao autoexame e ao preventivo, por isso pedimos que procurem a Unidade de Saúde para qualquer sinal de ALERTA!
Parabéns para a equipe da *ESF Canabrava.